Com uma série de protocolos, a Câmara de Santo André voltará a contar com a presença dos vereadores em plenário a partir desta terça-feira (4). A medida anunciada pelo presidente Pedrinho Botaro (PSDB) fará com que uma sessão por semana seja presencial e outra virtual. O local de encontro passou por algumas mudanças para recepcionar os parlamentares.

O plenário recebeu marcações e teve o aumento do número de mesas, o que vai permitir com que os vereadores tenham uma distância maior um dos outros. Botaro explicou a reportagem que algumas dinâmicas das sessões virtuais serão mantidas para as presenciais como forma de dar agilidade aos trabalhos e expor os vereadores o menos possível.

“Antes liamos os requerimentos e projetos do vereador e na sequência ele já falava. Agora vamos manter a leitura de todas as proposituras e no final só vão falar os vereadores que se inscreverem. Queremos manter a sessão rápida”, explicou o tucano. Até o momento a média de tempo das sessões virtuais de é de uma hora e quarenta minutos.

As sessões ordinárias e extraordinárias presenciais só vão ocorrer às terças, a partir das 13h. Aquele vereador que não se sentir a vontade de ir para o plenário poderá manter sua presença virtualmente ou mesmo pode ir para o plenário no momento da votação. Às quintas os trabalhos seguem de maneira virtual e contando apenas com as presenças na Casa do presidente e do primeiro secretário, além de poucos assessores.

Diferente do que ocorreu em outros Legislativos como São Caetano (que também retomará as sessões presenciais) e Diadema, os vereadores andreenses não passaram por testes bancados pela Câmara. Segundo Pedrinho Botaro, alguns resolveram fazer sua testagem em relação ao covid-19 por conta própria.

O decreto Legislativo seguirá até o dia 31 de agosto, porém, existe a possibilidade de ser revogado a qualquer momento caso haja uma série de casos do novo coronavírus no Legislativo, algo que não aconteceu mesmo com a permissão do atendimento nos gabinetes entre 10h e 16h.

 

Com informações do RD Notícias

Carregar mais notícias
Carregar mais em Política

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vejam também

Prerrogativas lança “O livro das suspeições”

Do prerrogativas – O Livro das Suspeições reúne 34 artigos originais de juristas e advogad…