Dicas para garantir uma boa gestão financeira

São Paulo,SP 3/1/2022 –

Ignorar a gestão financeira pode ser um risco para qualquer negócio.

A gestão financeira empresarial deve ser um dos principais temas de interesse quando assunto é a parte financeira de uma empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. É preciso destacar que negligenciar a gestão financeira é um dos principais fatores que levam ao fechamento, bem como falência de negócios por todo o Brasil. Dessa forma, entender a importância da gestão financeira e saber como implementá-la no dia a dia da empresa são passos importantes para garantir o sucesso empresarial.

Engana-se quem acha que gestão financeira deve ser algo exclusivo para grandes negócios. As microempresas também precisam de uma gestão de qualidade para sobreviver ao mercado competitivo. No caso das microempresas, a gestão financeira é ainda mais importante. Em geral, o fluxo de caixa é bem menor, o abastecimento de estoque e compra de insumos é diário ou semanal, por exemplo. Por isso, o controle das finanças deve ser mais preciso de forma a garantir que as contas do negócio estejam fechadas no positivo mês após mês.

A implementação de uma boa gestão financeira também é importante para eliminar uma série de problemas presentes em qualquer ambiente de negócios. Um exemplo clássico disso são os custos excessivos. Portanto, garantir uma boa gestão financeira pode ser o primeiro passo para conseguir reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa.

Organização também é um conceito-chave dentro de uma empresa. E organização financeira para microempresas é um fator que pode determinar o sucesso ou não do negócio. Organizar os dados financeiros ajuda no planejamento e é essencial quando for preciso recolher impostos, além de oferecer mais dados sobre as receitas e lucratividade do negócio.

Dicas para manter uma boa gestão financeira

A primeira dica consiste em acompanhar com mais atenção o fluxo de caixa. Ele traz todas as informações de entradas e saídas de receitas na empresa e é um grande indicador das finanças do negócio. Com isso, é possível saber se as estratégias adotadas são adequadas ou precisam de mudanças.

É essencial estar atento aos custos envolvidos nas operações da microempresa. A redução de custos é uma necessidade de qualquer negócio, do contrário não é possível atingir as metas de lucratividade estipuladas. Portanto, é preciso encontrar formas mais baratas de vender um produto ou um serviço sem que isso impacte na qualidade final do que é oferecido aos clientes.

Dados como fluxo de caixa, número de vendas, receitas e despesas em um determinado mês, ticket médio, por exemplo, podem ser muito úteis para verificar os indicadores. Analisar os resultados da empresa é fundamental para embasar o planejamento estratégico. Com isso, sabendo a real situação financeira, é possível tornar mais realista a tomada de decisões sobre o futuro do negócio.

Outra dica fundamental é nunca misturar as finanças pessoais com as da empresa. Esse é um erro comumente cometido por microempreendedores e que não deve ser repetido. Essa prática acaba gerando uma série de confusões financeiras tanto no âmbito pessoal como empresarial e pode comprometer os resultados da empresa.

Utilizar as ferramentas de gestão também é uma dica valiosa. Existem várias ferramentas que automatizam boa parte da gestão financeira com informações atualizadas em tempo real e recheadas de funcionalidade para detalhar a gestão financeira e deixá-la acessível a qualquer momento com apenas alguns cliques na tela do computador.

A gestão financeira é um dos componentes do núcleo de sobrevivência de um negócio em um mercado tão competitivo como o de hoje em dia. Sem gestão é impossível prosperar, pois cedo ou tarde ações prejudiciais serão implementadas por falta de conhecimento do estado financeiro da empresa e isso pode resultar na falência do negócio.

Comunidade financeira

O Bullla é uma fintech de empréstimo online entre pessoas. A comunidade financeira do Bullla dispõe de crédito entre pessoas físicas, 100% online e com taxas diferenciadas.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.