Dia Mundial do Café será comemorado na quinta-feira, 14 de abril

São Paulo 13/4/2022 – Desde 2003 investimos em cafés especiais levando em conta que o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, Marco Kerkmeester, sócio do Santo Grão

Com três datas comemorativas ao longo do ano, em abril, maio e outubro, café manteve consumo em alta durante a pandemia. Rede Santo Grão aproveita a data para lançar novo lote de cafés especiais.

Dia 14 de abril, próxima quinta-feira, é a primeira data do ano para celebrar o café, mas existem ainda outras duas, precisamente nos dias 24 de maio, o Dia Nacional do Café, e dia 1 de outubro, Dia Internacional do Café, data oficial escolhida pela Organização Internacional do Café, em 2015. Todas são motivo para marcas de café lançarem novos produtos, caso da rede Santo Grão que anuncia a chegada do microlote Vulcão, à venda em suas 7 cafeterias, sendo 6 em São Paulo e uma em Curitiba, além do site Amazon. Desde 2003, a marca investe em cafés especiais, que por sua vez, implicam em cerca de  80 toneladas de grãos torrados a cada ano e 60 toneladas (ou seis milhões de xícaras) tomadas no mesmo período.

Proveniente do Sítio Santana, em Divinolândia, que acaba de estrear na linha de cafés especiais, o microlote Vulcão apresenta notas frutadas de carambolas e laranjas, corpo denso e retrogosto persistente. É  produzido em uma região que fica na caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos, daí a inspiração para seu nome.“É um lugar que, por conta das características do clima e relevo, apresenta um terroir singular. Outro destaque é o solo da região vulcânica, que por ser rico em minerais, como ferro, magnésio, potássio, além de conter partículas de rochas incorporadas, contribuem para o sabor diferente deste café”, comenta o produtor Lucas Juliano Sanches.

Além do microlote Vulcão, nessa linha especial, o Santo Grão oferece outras opções como o recém-lançado Caramel – com destaque para o sabor de caramelo; o Tropical – com características marcantes de frutas tropicais e vinho tinto, apresenta elevada doçura e uma finalização frutada e prolongada ao paladar; e o campeão de vendas da rede, 0% arábica, feito com grãos da espécie canéfora, lapidado do começo ao fim, resultando em um café encorpado, com acidez de tomates frescos e sabor frutado e amendoado.

“Procuramos trazer sempre para os amantes dos cafés, uma experiência com uma seleção de blends exclusivos de cafés 100% brasileiros”, comenta a barista Keiko Sato, responsável por toda a curadoria. “Além de ser uma atitude sustentável, é uma forma de prestigiar nossos produtores de café que estão entre os melhores de mundo”, complementa.

Idealizado pelo casal Renata e Marco Kerkmeester, o Santo Grão traz a atmosfera dos bistrôs e bares cosmopolitas. A casa foi fundada em 2003, com uma primeira unidade na Oscar Freire, e segue expandindo para outros bairros da cidade.

Apesar da crise econômica gerada pela pandemia, que afetou diversos setores em 2021, a procura por café manteve ritmo de crescimento, registrando-se alta de 1,71% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior. Foram 21,5 milhões de sacas entre novembro de 2020 e outubro de 2021, alta de 1,71% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2019 a outubro de 2020. O Brasil segue sendo o segundo maior consumidor de café do mundo. Os números coletados pela ABIC revelam que o país é o maior consumidor de cafés nacionais e o maior exportador de café do mundo, com mais de 330.000 produtores, gerando, só com o café, mais de 8 milhões de empregos (ABIC).

Website: http://www.santograo.com.br

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