Câmara de Santo André realiza audiência sobre portadores de Hipertensão Pulmonar

A Câmara de Vereadores de Santo André realizou nesta segunda (16/10) audiência pública a fim de debater os problemas enfrentados por pessoas com hipertensão pulmonar e doenças crônicas que afetam os pulmões e coração.

“A hipertensão pulmonar (HP) é o termo abrangente e inclusivo para um grupo de várias doenças crônicas que afetam os pulmões e o coração. Algumas formas (ou “subtipos”) da Hipertensão Pulmonar são raras, bem como de desenvolvimento rápido, debilitantes e fatais. Na Hipertensão Pulmonar, as artérias que levam o sangue do coração aos pulmões estreitam por razões que ainda não são totalmente compreendidas. O coração luta para bombear sangue através das artérias reduzidas, resultando em pressão arterial alta nos pulmões e dilatação do coração. Com o tempo, o coração sobrecarregado de trabalho se desgasta podendo causar insuficiência cardíaca e morte” lembrou o vereador Willians Bezerra (PT) que presidiu a audiência.

“Minha irmã Claudia, que se encontra aqui presente e vai dar um depoimento, convive com essa doença há quase 10 anos. Ela passa por um momento estável da doença a base de muitos medicamentos e oxigênio quase que 24 horas, quero registrar que parte do tratamento somente foi conseguida via medida judicial o que retardou o seu tratamento e poderia ter agravado ainda mais a sua doença”, destacou.

Claudia Silva Roberto, presente na audiência, deu seu depoimento relatando as dificuldades vividas desta a descoberta da doença.

Ana Paula Menezes, representante da ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar) relatou sua experiência com a vivência da doença da mãe e posteriormente sua luta dentro com ABRAF para rever o Protocolo Nacional sobre a doença.

A médica Dr.ª Sonia Barbosa, representante a prefeitura de Santo André, destacou a necessidade de uma articulação regional para ser criado no âmbito do Hospital Mario Covas um Centro Ambulatorial de Especialidades para tratar Portadores de Hipertensão Pulmonar.

Para o vereador Willians Bezerra (PT) “foi de extrema importância promover esta Audiência Pública no município com o objetivo de proporcionar um cenário mais digno para quem luta contra a Hipertensão Pulmonar no Brasil”, finalizou.

Assista na íntegra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.