Há 125 anos, os irmãos Lumière faziam a primeira exibição de um filme

Ofinal do ano de 1895 em Paris foi marcado por um evento que mudaria a história do mundo: no dia 28 de dezembro, no café mais badalado da Cidade Luz, os irmão Lumière organizaram a primeira exibição de um filme e apresentaram uma grande invenção: o cinematógrafo.

Para entender a história do cinema, temos primeiramente que pensar na fotografia. Nela é possível fixar a imagem em uma superfície: papel, metal ou vidro. E o que o cinematógrafo fez foi colocar uma série de imagens gravadas em movimento.

Tanto que a palavra cinema é a abreviação de cinematógrafo: cine que vem do grego movimento e ágrafo, que significa gravar.

O gerente da cinemateca do museu do amanhã, no rio de janeiro, Hernani Heffner lembra que a invenção é fruto de muita pesquisa.

O aparelho que mudou a história do mundo não foi comercializado pelos seus criadores, Auguste e Louis Lumière. Mas logo surgiram as réplicas. E uma curiosidade: um ano depois da exibição em paris, os irmão Lumière fizeram a primeira exibição de um filme no rio de janeiro, no dia 8 de julho de 1896, marcando assim a chegada do cinema no Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.