A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) fez um discurso contundente na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira 4 em defesa do financiamento público de campanhas. Em sua fala, ela desmontou o discurso hipócrita que aponta que os recursos sairão de saúde e educação para financiar políticos.

Jandira lembrou que o fundo eleitoral público é uma bandeira antiga da esquerda e ressaltou que apenas dessa forma é possível democratizar o acesso ao Congresso por pessoas que não têm recursos próprios.

“Para que a gente tenha um parlamento mais representativo, a gente tem que dar instrumentos para que a diversidade chegue. Ou eu vou querer que um candidato popular, um operário de chão de fábrica, um negro da favela, uma mulher do movimento comunitário chegue aqui como? A partir de que recurso?”, questionou.

“Se nós começarmos a discutir o financiamento de campanha sem o recurso público chegarão aqui os endinheirados, os empresários, aqueles que têm poder de fogo ou que têm sustentação de outras fontes que talvez não sejam declaradas”, continuou a deputada.

Ela também desmentiu o boato de que a fonte do recurso para campanhas venha da saúde e da educação. “Não é verdade isso”, rebateu. Assista:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.