O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o ex-prefeito de São Bernardo e ex-ministro do Trabalho Luiz Marinho seja pré-candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo. A posição de Lula foi explicitada em carta divulgada nesta quinta-feira (30). Para Lula, “o Estado de São Paulo patina depois de 30 anos de governos do PMDB e PSDB”.

De acordo com o ex-presidente, “Marinho, com sua capacidade de trabalhar, de inovar e de liderar equipes vai ter condições de fazer com que São Paulo volte a ocupar o seu lugar como principal economia do país e cuidar dos que mais precisam do mesmo jeito que ele fez por onde passou”.

Confira, abaixo, a íntegra da carta de Lula:

Companheiras e companheiros:

Conheci o Marinho no começo dos anos 80, quando ainda era militante de base na Volkswagen. Depois ele entrou para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e, desde então, criamos uma relação de amizade, confiança e respeito mútuos. Já naquela época vi no Marinho uma liderança capaz de fazer a diferença. E tenho a convicção de que estava absolutamente certo.

No Sindicato, onde começou como tesoureiro e chegou a presidente por três mandatos (de 1996 a 2003) foi reconhecido por todos na categoria como um dos melhores presidentes da história da nossa entidade. Foi Marinho quem garantiu que a Volks e a Ford mantivessem suas unidades em São Bernardo, preservando o emprego de mais de 13 mil pais e mães de família. Do mesmo jeito, fez a diferença na CUT com a direção da luta de milhões de trabalhadores e trabalhadoras Brasil afora e sugeriu ao governo a criação do empréstimo consignado para oferecer crédito mais barato para os mais pobres.

Quando chamei o Marinho para ser ministro do Trabalho apostava na sua capacidade de negociador e tinha a convicção de que ele, de novo, faria a diferença. E mais uma vez ele não me decepcionou: uma das grandes marcas do meu governo, a política de correção permanente do salário mínimo de acordo com a variação do PIB e da inflação, foi inciativa dele e sua implantação fruto do seu trabalho.

Depois que ele cumpriu essa brilhante tarefa no Ministério do Trabalho o convoquei para ser ministro da Previdência, com a missão de modernizar a gestão daquela Pasta e acabar com as intermináveis filas no INSS. E aqui ele mostrou mais uma vez a sua capacidade de negociação e de gestão. Foi o melhor gestor que já passou por aquele ministério em toda a sua história.

Quando Marinho decidiu ser candidato a prefeito de São Bernardo do Campo devo confessar que não gostei muito. Preferia que ele seguisse no governo comigo. Mas também sabia que a minha cidade teria, enfim, um prefeito à altura dos seus desafios.

E mais uma vez ele não decepcionou. Marinho foi, sem dúvida, o melhor prefeito da história da cidade. Foi o prefeito que mais construiu casas; reformou todas as UBSs; construiu um fantástico hospital de Clínicas; criou sete CEUs; combateu e acabou com as enchentes na maior parte da cidade; foi o prefeito que mais tirou famílias de áreas de risco e o que mais estimulou a participação cidadã. Enfim, foi o prefeito que cuidou com mais carinho da população mais carente da nossa cidade e o que realmente mudou a cara de São Bernardo.

Agora, um novo desafio se apresenta e tenho a certeza de que o Marinho é o mais preparado para esse desafio: ser o nosso pré-candidato a governador de São Paulo. Nosso Estado vem sendo governado há mais de trinta anos pelo mesmo grupo político liderado liderados pelo PSDB e PMDB e do ponto de vista de políticas públicas pouco avançou pouco nesse período. Em todas as áreas nosso São Paulo patina.

E Marinho, com sua capacidade de trabalhar, de inovar e de liderar equipes vai ter condições de fazer com que São Paulo volte a ocupar o seu lugar como principal economia do país e cuidar dos que mais precisam do mesmo jeito que ele fez por onde passou.

Marinho você pode ter orgulho de dizer que garantiu empregos, criou a política de correção permanente do salário mínimo, acabou com as filas no INSS, e que deu casa para mais de 4.500 famílias em São Bernardo, melhorando a vida de todos e todas. E nós do PT temos de ter orgulho de dizer que temos nas nossas fileiras um quadro como você.

Boa sorte companheiro nessa caminhada.

Luiz Inácio Lula da Silva

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.